Pastor nepalês sai da prisão após dois anos

Um pastor nepalês, condenado a 12 anos de prisão por ter matado uma vaca, foi liberto após um tribunal tê-lo declarado inocente em 17 de julho. Chedar Lhomi Bhote, de 37 anos, cumpriu dois anos de sua pena
09_Nepal_site.jpg
Chedar foi preso em outubro de 2012, após uma multidão hindu ter atacado e incendiado sua casa, no nordeste do Nepal, próximo à fronteira com o Tibete, onde ele e sua esposa estavam ministrando aos tibetanos. A multidão o acusou de comer carne de boi, o que é um tabu no Nepal, mas não é ilegal para os não-hindus, e de matar uma vaca. Matar uma vaca intencionalmente, animal sagrado para a maioria hindu do Nepal, é crime punível com até 12 anos de prisão, embora a lei raramente seja cumprida.
A sociedade hindu é muito sensível ao modo como outras religiões tratam seus animais sagrados e alguns grupos hindus disseram recentemente que os cristãos têm encorajado novos convertidos a desrespeitar os símbolos hindus como a vaca. Isso tem causado ira e acusações de conversão forçada na sociedade nepalesa.
Os números mostram que o cristianismo é uma das religiões que mais crescem em um país onde mais de 75% da população é hindu. Um grupo de protesto hindu chamado Vedic Sanatan chamou a atenção para a matança de vacas fazendo uma greve de fome durante um mês.
Ela foi liderada pelo líder religiosos dos hindus, Yuva Sant Shri Shrinevasacharya, que disse: Hindus, gurus hindus e outras organizações deveriam se unir para lutar contra o crescente número de crimes contra nossa identidade e cultura.
Nós não iremos mais ficar sentados e assistir enquanto vacas são mortas nessa terra sagrada de nossos ancestrais, disse Yuva fazendo ligação entre a matança de vacas e conversões; ambas as questões que muitos hindus consideram inaceitáveis no país.
De acordo com a Operation World, a população cristã do Nepal é de 2,85%. Contudo, é o rápido crescimento do cristianismo, quando contrastado com os números decrescentes de hindus, que causam uma preocupação maior para os líderes hindus.
Entre os dois últimos recenseamentos, a população cristã mais que duplicou. Em 2001, eram 180 mil, mas, no censo de 2011, foram identificados 375.699 cristãos.
O número de igrejas no Nepal também cresceu substancialmente. No distrito de Banke, o número saltou de 10 para 40, desde que o Nepal se tornou um Estado secular, em 2006, seguindo-se a deposição de seu rei. 
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoGetúlio A. Cidade

Comentários