A Nigéria enfrenta uma “enorme crise humanitária”

Vinte e cinco cidades e aldeias estão agora sob o controle do Boko Haram, forçando um grande número de pessoas a fugir de suas casas, de acordo com uma igreja local
 3_Nigeria_0510100035.jpg
"Milhares de pessoas estão vivendo em cavernas nas montanhas, alguns na floresta," afirma Oliver Dashe Doeme, um líder cristão de Maiduguri. Enquanto alguns têm conseguido ficar com os amigos e parentes, a maioria carece de alimentos, abrigo e medicamentos. "Estamos diante de uma enorme crise humanitária, as pessoas estão dormindo nas ruas de Maiduguri."

Pelo menos 15 pessoas morreram em um colégio no estado de Kano, quando radicais abriram fogo em uma sala de aula no dia 18 de setembro. No dia seguinte, 36 pessoas morreram quando militantes invadiram um mercado em Mainok.

Um ataque em Kaduna, na noite de 16 de setembro, tirou a vida de 32 moradores de três comunidades de maioria cristã. "Crianças, mulheres – incluindo as grávidas – e idosos (líderes das igrejas) têm sido os principais alvos desses ataques", disse a Associação Cristã da Nigéria. A Portas Abertas lançou um apelo de oração para apoiar os pastores que servem essas comunidades destroçadas.

Líderes cristãos nigerianos disseram que o governo deve fazer mais do que está fazendo para combater e desarmar os radicais. Uma reunião nacional de oração será realizada em 13 e 14 de novembro, na capital Abuja, para clamar a Deus pela nação. Os cristãos da Nigéria pediram que a Igreja em todo o mundo ore com eles.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários