Atualização: pastor Tandin apela de sentença à prisão

Na próxima segunda-feira, (13 de outubro, o pastor Tandin Wangyal irá se apresentar perante o Tribunal Superior Samtse para apelar da sua sentença de três anos e 11 meses de prisão
10_Butao_ 0310104686
"Esta é a primeira vez que um cristão butanês chega até aqui legalmente", diz Tandin. "Em todos os processos judiciais, eu mesmo me representei. Eu li a Constituição e estudei as leis. É muito difícil encontrar um advogado não tendencioso no Butão." Tandin deve levar sua esposa, Nengboi, e seus três filhos ao tribunal para testemunharem a seu favor.

"Todo o processo tem sido bastante pesado à minha família", diz Tandin. "Quem geralmente acompanhava o desenvolvimento dos meus filhos na escola era eu, mas, porque estive fora com muito mais frequência devido à minha detenção e às audiências, eu não pude estar com eles. Minha filha mais velha falhou em seus exames semestrais e não passou para a série seguinte. Eu preciso ser um pai presente para os meus filhos. É difícil para a minha esposa. Ela já tem muita responsabilidade em suas mãos."

Nengboi afirmou que se o tribunal permitir, ela também vai prestar declarações perante o tribunal, em defesa de sua família. "Se o recurso não for aceito, ele vai ficar na cadeia por quase quatro anos", disse ela. "Esse é um tempo muito longo. Quando Tandin foi detido inicialmente, por quase dois meses, em Samtse, as crianças continuaram esperando que ele voltasse para casa e eu não podia suportar dizer-lhes a verdade. Quatro anos sem ele seria muito difícil. Tenho medo, mas Deus é a minha paz. Deus é a minha consolação".

Como Tandin vive na capital Thimphu, ele e sua família terão de viajar por dois dias para chegar ao tribunal no distrito de Samtse. Eles vão sair para a audiência no tribunal amanhã (sábado, 11 de outubro).
"Eu nunca tinha dado tanto valor à liberdade", compartilhou Tandin. "Agora, eu farei uso dessa liberdade temporária da melhor maneira que eu puder."
Se não for possível reverter o veredito de Tandin nessa nova audiência, espera-se que sua sentença diminua para dois anos e, assim, que ele seja libertado sob fiança. Ore para o Senhor guiar Tandin em todo esse processo.

Leia tambémPastor é libertado temporariamente sob fiança
Atualização do caso dos pastores Tandin e Thapa
Butão: uma carta sua pode fortalecer os pastores Tandin e Thapa 
FontePortas Abertas Internacional

Comentários