Trinta pessoas são mortas e duas igrejas queimadas em Camarões

Militantes do grupo radical islâmico Boko Haram mataram mais de 30 civis e queimaram duas igrejas em dois ataques contra as cidades fronteiriças de Amchide e Limani, em Camarões, no dias 15 e 16 de outubro
29_Cameroon_0270001507
O ministro da Defesa de Camarões, Edgar Alain Mebe Ngo'o, disse que membros do Boko Haram fortemente armados cruzaram a fronteira da Nigéria em veículos blindados e invadiram as aldeias. Segundo ele, os militares reagiram matando 107 combatentes no processo, enquanto oito soldados camaroneses morreram.
Um residente de Amchide disse à Portas Abertas que os mortos eram em sua maioria nigerianos. Camarões compartilha uma fronteira de 1.240 milhas com a Nigéria, aonde o Boko Haram vem travando uma insurgência sangrenta nos últimos cinco anos.
O ataque recente aconteceu logo após a ação de 11 de outubro, quando cerca de 27 reféns sequestrados pelo Boko Haram em maio e julho foram libertados.

Além disso, na última sexta (24), o Boko Haram assassinou dezenas de pessoas em várias aldeias no estado nigeriano de Adamawa. Os ataques aconteceram pouco depois de o governo nigeriano afirmar ter chegado a um acordo de cessar-fogo com o Boko Haram e a libertação das mais de 200 alunas sequestradas em Chibok seis meses atrás. Ainda não há relatos esta semana de comprovação dessa afirmação.

FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários