Cristão morre trabalhando pela paz em Cabul

30 dez 2014AFEGANISTÃO

A cidade de Cabul tem sido abalada por nove ataques suicidas desde meados de novembro. Os principais alvos são: pensões de estrangeiros, veículos da embaixada, tropas norte-americanas e a casa de um membro do parlamento afegão. Os ataques do Talibã reiniciaram algumas semanas antes da recente retirada das tropas de combate estrangeiras do Afeganistão
23_Afeganistao_Reuters
Hannelie Groenewald voltou para casa naquela tarde de sábado, após sair da clínica onde trabalha, para encontrar os corpos alvejados do filho Jean-Pierre (17), da filha, Rode (15) e de seu esposo Werner, sendo levados em ambulâncias.
Werner Groenewald e seus dois filhos adolescentes foram assassinados na pousada onde moravam no distrito ocidental Karte Seh, de Cabul, juntamente com um funcionário afegão da organização Partnership in Academics and Development(PAD). Outro afegão visitando o complexo na época também foi morto a tiros.
Além de matarem a família, os três militantes do grupo radical Talibã, atearam fogo a casa. Nada restou a Hannelie a não ser a roupa que estava vestindo. Todos os documentos da família e outros pertences foram queimados.
Em uma mensagem de Twitter enviada pelo porta-voz do Talibã, Zabiullah Mujahid, o grupo islâmico que luta pelo controle político do Afeganistão afirmou que o complexo do PAD mantinha no alojamento "um grupo missionário cristão em segredo”.
Mas a alegação foi refutada por membros do governo afegão: "Eles pensaram que Werner era um missionário tentando converter muçulmanos ao cristianismo, mas Werner não era. Ele era um agente em defesa dos Direitos Humanos, cristão, trabalhando em prol do Afeganistão. Ele fez um grande trabalho".
Em uma postagem em seu perfil no Linkedin, Groenewald tinha escrito: "Eu sou um agente de mudança. Onde quer que eu possa, eu tento influenciar as pessoas com mudanças positivas. Tenho grande paz em meu coração por saber que tenho contribuído para o avanço de outra pessoa na vida”.
Uma declaração publicada no site posteriormente ao incidente no PAD, em Redlands, Califórnia, confirmou o compromisso contínuo do grupo de continuar seu trabalho humanitário, apesar do "sacrifício altruísta" da vida de seus funcionários: "Nós honramos seu compromisso com o povo do Afeganistão. Em Meio a esse ataque a PAD continua comprometida com o fornecimento de recursos educacionais para os cidadãos afegãos para que eles se tornem parte da comunidade internacional”.
FonteWorld Watch Monitor
TraduçãoJunia Vasconcellos

Comentários