Ensina a criança no caminho em que deve andar

29 dez 2014TANZÂNIA

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.", somos exortados em Provérbios 22.6 (ACRF). Mas as igrejas de hoje, muitas vezes descaradamente ignoram este conselho, e como resultado, estamos perdendo gerações para falsas religiões, hedonismo, ateísmo, filosofias da nova era, secularismo agressivo, islamismo, feitiçaria e satanismo
23_Tanzania_childs
Um colaborador da Portas Abertas ressalta a importância de nutrir as crianças na fé. "Aprender a Palavra de Deus pura é fundamental para a Igreja Perseguida crescer e não apenas sobreviver. E principalmente as crianças fazem parte disso. Se quisermos ter uma geração piedosa na Igreja Perseguida devemos deliberadamente criar os filhos segundo a Bíblia. O Salmo 17. 3 diz que as crianças são como flechas na mão de um guerreiro. Se não as prepararmos bem e com objetivo, vamos perder a nossa influência e cair diante dos inimigos do evangelho."
Em muitas igrejas, temos contato com líderes que veem as crianças, programas infantis e professores da Escola Bíblica Dominical como um incômodo. “Nossa geração merece ser repreendida, de novo, sobre este assunto. Que Deus nos perdoe", confessou um pastor durante uma reunião da Portas Abertas com líderes das igrejas locais para deliberar com os pastores de Zanzibar a direção estratégica necessária dentro do contexto de ensino da Palavra de Deus.
Os líderes das igrejas identificaram e confessaram sua negligência em relação às crianças em suas respectivas congregações, como uma das suas maiores fraquezas. Eles perceberam que não têm dado atenção suficiente ao ministério da Escola Bíblica Dominical e são culpados de apenas ver este período, como uma forma de manter as crianças entretidas e sem incomodar os adultos durante os cultos matinais. Em alguns casos, eles confessaram deixar as crianças brincarem, enquanto os adultos ouvem sermões, sem lhes oferecer qualquer instrução espiritual.
De acordo com os pastores, há uma necessidade urgente de ajudar as crianças espiritualmente para que sejam capazes de lidar com os desafios que incluem a pobreza generalizada, abuso e negligência infantil, vitimização de sua identidade cristã, práticas culturais negativas (como casamentos precoces), pais pobres, defesa inadequada de seus direitos, pressão do grupo, a falta de orientação adequada, influência negativa da mídia, conflitos familiares, falta de bom desenvolvimento espiritual, o abuso de drogas e outras substâncias, o abandono, como resultado de HIV/Aids e trabalho infantil.
Os líderes da igreja pediram ajuda à Portas Abertas para dar ao ministério de crianças o lugar de importância que merece. No início deste ano, em cooperação com um parceiro, uma estratégia começou a dar resultados. Foi realizado um treinamento de líderes, fechando assim "uma das maiores lacunas" em seus ministérios.
Os objetivos do treinamento foram sensibilizar os pastores e líderes de igrejas sobre a importância do ministério de crianças e tornar eficazes os professores de escola dominical locais com competências básicas para o ministério com crianças.
Mais de 30 pastores e líderes de onze igrejas participaram do treinamento. Durante o curso, um exercício participativo ajudou os participantes a perceber que apenas 1% das igrejas representadas teve um orçamento direcionado à Escola Dominical. Embora durante a semana eles só tivessem dado uma hora para nutrir espiritualmente as crianças, eles passaram 16 horas investindo em adultos por meio de grupos de células e reuniões de oração etc. Em seguida, eles aprenderam a iniciar e executar projetos para evangelizar e ensinar os filhos fora da igreja. Eles tiveram uma demonstração prática da mesma.
O treinamento ensinou também como preparar e apresentar a criança, para que através de lições bíblicas aprendidas, elas possam compartilhar a mensagem da salvação e compreender a importância, tipos e usos de recursos visuais. Eles aprenderam sobre vários métodos de ensino de versos de memória, aconselhando as crianças para a salvação, contação de histórias, como ensinar as crianças a orar.
O seminário de formação terminou com uma nota alta dos participantes que expressaram profunda gratidão pela disposição da Portas Abertas em ensiná-los e qualificá-los.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoJunia Vasconcellos

Comentários