Pastores evangélicos são novos alvos dos cartéis mexicanos

17 dez 2014MÉXICO

Líderes religiosos e membros de igrejas cristãs são alvos de sequestros para fim de extorsão pelos cartéis do tráfico mexicano. O preço do resgate é exigido de líderes das igrejas que se sentem à mercê do crime organizado
17_Mexico_0280100093.jpg
Um comunicado conjunto foi divulgado pela Conferência Episcopal do México e da Fraternidade das Igrejas Evangélicas mexicanas. Padres e pastores viraram alvos de sequestros para fim de extorsão. O preço do resgate é exigido do alto clero e dos dirigentes das igrejas evangélicas.
Além disso, os cartéis exigem uma “taxa de permissão” (igual ao pizzo que a Cosa Nostra cobra dos empresários italianos na Sicília) para cultos e missas. Sem o pagamento (preço da extorsão), nada de celebrações. E os fiéis que enfrentam a proibição acabam por deixar as igrejas debaixo de intenso tiroteio.
O comunicado conjunto cita casos concretos. Na província de Michoacan, por exemplo, os cartéis exigiram dinheiro para permitir a realização de uma tradicional festa religiosa. Em Tamaulipas, as missas foram suspensas para evitar promessas de ataques contra sacerdotes e fiéis.
A perseguição a cristãos no México tem aumentado muito, devido à guerra contra o tráfico de drogas. Só nesse ano, um plano de combate às drogas do governo mexicano deixou mais de 28 mil mortos. Mais de 70% das vítimas não tinham nenhuma ligação com o tráfico de drogas ou outra atividade criminosa e, desses, grande parte era cristã.
Ore pela Igreja Perseguida no México.
FonteNotícias Cristãs

Comentários