Portas Abertas leva apoio e esperança a jovem etíope

16 dez 2014

Para Jemal*um adolescente de 18 anos, não é nada fácil suportar os vários tipos de perseguição de sua nova família. “Estou determinado a suportar todas as perseguições para glorificar àquele que me muito me amou”, ele diz. Seu pai adotivo é um extremista muçulmano
16_Etiopia_0110000213
Após a morte de seus pais em uma idade muito jovem, Jemal passou a viver com uma família adotiva em uma pequena aldeia no estado sulista Oromia. Ele se converteu ao cristianismo na escola primária. "Depois de me tornar um cristão, minha vida mudou. Eu tinha uma paz de espírito que eu nunca tinha experimentado antes. Eu fiquei muito alegre, e parei de lutar com as pessoas como fazia antes”.
Seus pais adotivos detestam o fato de Jemal ter se tornado um cristão. Eles insultaram e amaldiçoaram o filho adotivo. Em uma ocasião, eles rasgaram a sua Bíblia e destruíram seu notebook. Jemal também sofreu agressões dos pais e as outras crianças da família. Houve momentos em que ameaçaram decapitá-lo.
Eles também apreenderam os dois hectares de terra que Jemal tinha herdado de sua mãe. Mesmo tentando recuperá-lo através do tribunal, ele não teve sucesso porque há muitos muçulmanos no sistema judicial que mantém boas relações com sua família adotiva.
A mãe adotiva de Jemal também recusou dar-lhe comida, porque ele não queria desistir de sua fé em Cristo. Eventualmente, eles perseguiram-no tanto que Jemal foi forçado a sair de casa e vaguear pelas ruas.
"Houve um tempo em que eu gostaria de poder me vingar de minha família adotiva por causa das injustiças que sofri. No entanto, as orações e conselhos de um irmão cristão acerca de compaixão me permitiram desenvolver um coração perdoador. Jesus é amor. Ele não fez nada quando foi espancado e crucificado pelos judeus, sabendo que seu sacrifício iria me dar a vida. Então, eu estou determinado a suportar todas as perseguições para glorificar àquele que me muito me amou."
O cristão que discipulou Jemal também lhe forneceu três refeições por dia. Jemal cresceu em seu conhecimento de Cristo e começou a ministrar na igreja local. Jemal lso se mudou para uma pequena sala no complexo da igreja, porque ele não podia pagar o aluguel de uma casa.
Mas para o jovem, a vida parecia muito difícil.
"Na época da colheita, eu tive de ir e ajudar a família que me fornece as refeições. Quando eu vi as crianças da família vestindo roupas melhores do que eu, eu senti pena de mim mesmo. Eu tinha apenas uma peça de roupa para usar. Eu pensei que, se eu tivesse tido terra para lavrar, eu poderia trabalhar para mim mesmo. Quando voltei para casa, eu chorei amargamente. Mas então eu comecei a orar a Deus pedindo que me ajudasse a permanecer forte, não importa o sofrimento. Eu prometi nunca parar de adorá-lo. Depois de apenas uma semana, o Senhor enviou irmãos colaboradores da Portas Abertas. Eles vieram ao meu encontro e me disseram que o ministério estava ali para fornecer apoio para mim.”
“Ajudamos Jemal com alguns fundos de emergência. Estes fundos não só o ajudaram a comprar algumas peças de roupa, mas também a comprar uma cama, utensílios de cozinha e remédios. Ele também pode continuar a sua educação secundária, um sonho tornado em realidade para ele.”
“Jemal, desde então, completou 19 anos e continua apaixonado por servir a Deus de todo o coração e pregar o evangelho. Deus também lhe deu um dom para escrever canções, com o qual Jemal abençoa a igreja local. "Os ensinamentos diferentes que tenho recebido de minha igreja local e o amor e preocupação de meu pastor estão dando bons frutos na minha vida.”
Enquanto isso, a família adotiva de Jemal continua a perturbá-lo. Eles têm falsamente acusado e ameaçado o rapaz. No entanto, Deus o protegeu contra essas acusações e o tribunal rejeitou todas as acusações. Apesar de seus sentimentos oscilarem muitas vezes, Jemal continua orando por sua salvação.

Jemal pede por nossas orações. "Iniciar a caminhada de fé é uma coisa, mas terminá-la até que Cristo venha é muito difícil. Por favor, orem por mim para que eu possa ser forte e permanecer fiel até que Jesus venha ou me chame ao meu verdadeiro lar”.
Pedidos de Oração• Ore por Jemal para que ele se mantenha firme em sua fé e prossiga seus estudos com compromisso.
• Ore também para que o Senhor proteja Jemal de seus perseguidores.
• Peça a Deus que dê sabedoria aos pastores da igreja local ao discipularem Jemal.
*Nome e foto alterados por razões de segurança.

Comentários