Avanço do Boko Haram para além da Nigéria preocupa

19 jan 2015ÁFRICA

Há anos, o Boko Haram promove a islamização e tentativa de imposição da sharia na Nigéria. Incidentes recentes mostram que as ações do grupo têm se expandido para Estados vizinhos. Cristãos da região correm perigo
19_Nigeria+2014+0270100243.jpg
Este fim de semana ocorreram dois sequestros nas aldeias de Maki e Mada, no extremo norte camaronês.A polícia do país afirmou que os militantes chegaram às aldeias no início da manhã de domingo (18), quando o céu ainda estava escuro. E, além de sequestrarem os moradores, incendiaram dezenas de casas.

Notícia da BBC relata que, ao menos 20 do grupo de 80 pessoas feitas reféns foram resgatadas, segundo autoridades locais.

Mas os demais reféns - muitos dos quais são mulheres e crianças - foram levados pelos extremistas para acampamentos controlados por eles no nordeste da Nigéria.

O Ministério da Defesa de Camarões disse que as pessoas resgatadas foram soltas depois de as tropas camaronesas "terem perseguido os militantes, que estavam voltando à Nigéria".

O sequestro é um dos maiores já realizados pelo Boko Haram fora da Nigéria e desperta temores de que o grupo extremista islâmico esteja expandindo sua atuação.

O grupo tomou o controle de cidades e aldeias no nordeste da Nigéria e tem causado preocupação nos países vizinhos - no mês passado, postou um vídeo online ameaçando o governo camaronês.

Na sexta-feira, o presidente de Gana, John Mahama, disse que líderes africanos discutirão nesta semana planos para "lidar de forma permanente" com o Boko Haram e sugeriu que se avalie a criação de uma força multinacional.
FonteBBC e Portas Abertas Internacional

Comentários