Duong e Khan: irmãos mais velhos para a juventude do Vietnã

12 jan 2015VIETNÃ

Duong* e Khan* são ex-alunos de um seminário da Portas Abertas que aceitaram o desafio de orientar jovens cristãos do Vietnã. Eles são professores do curso Youth Aflame (Juventude em Chamas, tradução livre), desde 2008, e mantém 14 classes – sete cada – em diferentes distritos do país
12_Vietnan_0310104487
Ambos se reúnem separadamente com cada classe pelo menos duas vezes por mês, discutindo o curso de doze módulos sobre temas como a vida cristã e a autoridade das Escrituras.

Embora o caminho para o discipulado dos jovens às vezes seja preenchido com frustração, a transformação que surge como resultado do esforço supera de longe o seu desânimo.

"As vidas transformadas dos alunos me dão alegria", diz Duong. "Eles se descobrem muito interessados na Palavra de Deus. Como professor, eu também aprendo muito por estudar as lições que ensino".

“Ver os jovens tendo suas vidas transformadas é incrivelmente encorajador", concorda Khan. "Em nossa igreja, eu sou responsável por ensinar dois temas: Judas (A natureza do homem) e Bartolomeu (Pureza). Uma vez, depois que ensinei o módulo de Judas, um jovem chamado Phang *, que era desobediente e sempre brigou com os colegas na escola, começou a chorar e confessou seus pecados. Ele fez um novo compromisso com o Senhor e sua vida mudou completamente. Agora, Phang acabou de fazer 23 anos e é responsável por um estudo bíblico com os outros jovens. Ele até foi levado para a delegacia e espancado por sua crença em Jesus Cristo.”

"Por causa dos jovens, a Igreja torna-se forte", continua Khan. "Na verdade, muitos deles são líderes em suas igrejas. Eles também têm se engajado no desenvolvimento da comunidade através da limpeza de casas e ajuda aos pobres ".

"Muitas vezes, a segurança é um problema", diz Khan. "Eu tenho de ser flexível, mesmo que o horário e local já tenha sido definidos, às vezes, temos que adiar atividades devido às mudanças nas condições de segurança.”

Em setembro passado, Duong e Khan completaram a formação de 31 turmas, atingindo um total de 1.578 jovens e líderes de jovens treinados, incluindo participantes em acampamentos. Mas, apesar de terem se formado, tanto Khan quanto Duong expressam que os jovens ainda precisam de orientação em liderança, gestão da igreja, e gestão financeira.

Pedidos de oração
  • Louve ao Senhor pelos 1.578 jovens que concluíram o curso e puderam aprofundar seus conhecimentos bíblicos.
  • Ore para que esses jovens retenham o que aprenderam e verdadeiramente tenham suas vidas transformadas.
  • Interceda pela família e ministério de Khan e Duong. Ore para que eles cresçam como chefes de suas famílias e como mentores para os jovens. Peça ao Senhor para que nenhum mal venha sobre eles e que as todas as suas necessidades sejam supridas em Cristo.
*Nomes alterados por motivos de segurança.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários