Relatório conscientiza sobre violações dos direitos humanos na América Latina

30 jan 2015AMÉRICA LATINA

A ONG Human Rights Watch (HRW) publicou nesta quinta-feira (29), seu relatório anual, no qual afirma que a Venezuela é um dos países da América Latina que não respeitam os direitos humanos. O documento cita outros países da região
30_Venezuela_reuters
O acúmulo de poder e o não cumprimento das garantias individuais permitiram que o governo venezuelano "intimidasse, se transformasse em censor e perseguisse seus críticos", diz a HRW no Relatório Mundial 2015 (disponível em inglês).
Outros países
O relatório também cita a Argentina, afirmando que continuam existindo ameaças à liberdade de expressão e uma pequena compreensão da legislação sobre liberdade de imprensa.
HRW também critica o governo mexicano por ter realizado poucas ações de combate à corrupção e à impunidade, o que resultou em uma "epidemia" de graves abusos. A chamada "guerra às drogas", lançada em 2006 no país, com forte atuação militar contra os cartéis de drogas, "resultou em uma epidemia de execuções sumárias, desaparecimentos forçados e tortura por parte de militares e policiais", afirma o documento.
Para a ONG, o atual presidente Enrique Peña Nieto "não realizou ações significativas para acabar com a corrupção e a impunidade, o que permitiu o aumento dessas atrocidades". Os abusos culminaram no desaparecimento, e provável morte, de 43 estudantes no Estado de Guerrero.
A perseguição aos cristãos nesses paísesTodos os anos, a Portas Abertas publica a Classificação da Perseguição Religiosa, lista dos 50 países que mais perseguem os cristãos. Em 2015, Colômbia e México ocupam o 35º e o 38º lugar do ranking, respectivamente.
Venezuela, Cuba e Bolívia não estão entre as 50 nações da classificação, mas também são palco de perseguições relacionadas à fé cristã. A Portas Abertas está preparando um material especial sobre a América Latina. Em breve, estará disponível no site.
FontePortas Abertas Internacional e Estadão

Comentários