Aumento do terrorismo e avanço do Estado Islâmico ameaça segurança na Indonésia

20 fev 2015INDONÉSIA

Os recentes ataques e levantes do Estado Islâmico (EI) ao redor do globo podem reacender as atividades terroristas nesse país de maioria muçulmana. A Indonésia tem uma história de terríveis ataques realizados por extremistas muçulmanos, incluindo diversos bombardeios ao longo dos anos – alguns deles a igrejas
20_Indonesia_0310007927
Em janeiro deste ano, a embaixada dos EUA na Indonésia emitiu alerta de segurança para hotéis e bancos por conta de uma potencial ameaça contra instalações em Surabaya, Java Oriental. Esta é a segunda maior cidade da Indonésia depois de Jacarta.
No início de dezembro de 2014, 12 cidadãos de Java Oriental foram presos por seu envolvimento com o Estado Islâmico. De longe, a Indonésia tem fornecido mais de 500 combatentes ao grupo radical no Oriente Médio. Infelizmente, a lei indonésia antiterrorismo não é forte o suficiente para conter tamanho apoio ao EI.
O terrorismo também tem chegado à ilha de Sulawesi. Em janeiro, o esquadrão antiterrorismo Densus 88 atirou em um suspeito de terrorismo muito procurado na cidade de Poso (Poso sediou um conflito sectário entre cristãos e muçulmanos no início dos anos 2000, que matou milhares de pessoas). Outro suspeito terrorista ligado ao grupo East Indonesia Mujaheedin (MIT) foi preso no mesmo mês.
Pedidos de oração
• Ore para que o governo e a polícia nacional saibam lidar com o terrorismo de forma estratégica.
• Peça também para que a propagação do radicalismo seja interrompida, especialmente dentro das bases islâmicas indonésias.
• Interceda para que as duas maiores organizações islâmicas na Indonésia sejam impedidas de espalhar o ensino islâmico extremista entre seus seguidores.
• Clame a Deus por sua a proteção contínua sobre a Igreja.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários