Escreva para o pastor Makset e sua família

24 fev 2015CAZAQUISTÃO

Mesmo temporariamente livres da perseguição, o pastor Makset e sua família contam com sua ajuda para descansarem no Senhor em meio às dúvidas
24_Cazaquistao_0040004836
Ele teve o nome na lista de “Procurados” do governo uzbeque. Seu crime: liderar igrejas domésticas sem a devida autorização. Foi assim que começou a saga do pastor Makset Djabbarbergenov, em 2007. Para evitar a prisão, Makset fugiu com a família para o Cazaquistão, um país vizinho. Lá, receberam status de refugiados, concedido pela Organização das Nações Unidas. Mas em 2012, sua história começou a tomar outro rumo.
O Uzbequistão trocou as acusações feitas contra o pastor; agora, ele era procurado por “terrorismo”, e o governo uzbeque exigia que o pastor fosse extraditado do Cazaquistão. Lá, Makset seria julgado e, se fosse considerado culpado (o que era muito provável), seria condenado a quinze anos de prisão.
Em setembro de 2012, as autoridades cazaques o prenderam, para que sua deportação fosse arranjada. Os movimentos de sua esposa, Aygul, que estava grávida na época, e dos quatro filhos do casal eram monitorados diariamente pela polícia.
Após três meses, a Suécia ofereceu asilo à família, possibilitando a libertação de Makset. Mas a alegria veio acompanhada de um toque de dor: eles não podem visitar seu país natal e nenhum outro da região até 2017.
Muitos por quêsMakset e a família ainda estão se acostumando à vida na Europa. “Ainda não sabemos por que estamos aqui. Mas vamos seguir em frente e recuperar nossa saúde”, diz Aygul, que busca com o marido a direção de Deus para a vida deles.
As palavras de Makset ecoam a incerteza da esposa: “Há muito a ser feito no campo turcomano, então me pergunto diariamente, desde que chegamos à Suécia: ‘Por que estamos aqui? Para onde iremos?’”.
Envie seu apoio
Ainda que não possamos responder às dúvidas da família, podemos encorajá-la fazendo-a se lembrar de que não está sozinha. Você pode ajudar, enviando uma mensagem de apoio, por meio de um cartão.
OrientaçõesÉ extremamente importante que você siga estas orientações. Qualquer correspondência que fugir às regras será descartada.
  • Os cartões podem ser enviados até o dia 29 de maio de 2015.
  • Escreva de forma legível, de preferência com letra de forma e em inglês (confira os modelos disponíveis).
  • Acrescente versículos bíblicos de encorajamento em seu cartão.
  • Não coloque seu endereço. Seu nome e país são suficientes.
  • Não mande dinheiro nem presentes.
Endereço para postagem:
MAKSET E AYGULA/C Portas Abertas Brasil
Caixa Postal 12.655
CEP 04744-970
São Paulo, SP

Comentários