Cristão Umid Gojayev é libertado da prisão

21 mar 2015TURCOMENISTÃO

O cristão Umid Gojayev foi liberto da prisão em 17 de fevereiro, após quase três anos de reclusão. Ele foi detido em abril de 2012, após uma discussão com seus vizinhos
21_Turcomenistao_isFREE
No dia 19 de abril de 2012, os homens com quem Umid discutiu o atacaram perto de sua casa em Dashoguz, no Turcomenistão, forçando-o a se defender. Ao invés de punir seus agressores, a polícia local trouxe acusações de vandalismo contra Umid. Outros vizinhos que presenciaram o incidente disseram que tais acusações foram forjadas. Mesmo assim, Umid foi condenado a quatro anos de prisão.
Ele foi acusado por comportamento rebelde. Contatos da Portas Abertas afirmam que a punição foi desproporcional ao delito, mas que teria sido motivada por causa de sua crença religiosa.
Sua esposa, Malahat, enfrentou o desafio de criar seus filhos – Daniel (na época com 6 anos), David (que tinha 5 anos) e a filha Zubeida (aos 3 anos) – durante seu tempo na prisão. Ela também teve de viajar até a prisão para visitá-lo e levar-lhe tanto alimento físico quanto espiritual, como alimentos, agasalhos e livros cristãos.
Cidadãos do Turcomenistão estão vivendo em muitos países e alguns desses expatriados turcomanos se envolveram com jihadistas islâmicos do Estado Islâmico e da Al-Qaeda. Temendo o impacto dos jihadistas que retornam ao Turcomenistão, o governo agora acompanha de perto todas as atividades religiosas. Devido a isso, o país é considerado um dos locais mais restritivos do mundo, completamente desprovido de liberdade de informação.
Apesar de todas as dificuldades para a expansão do evangelho, louve ao Senhor pela libertação de Umid. 
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários