Nigéria: novo presidente e Parlamento serão escolhidos sábado

27 mar 2015NIGÉRIA

A Nigéria, o mais populoso país africano, vai eleger um novo presidente e o Parlamento no sábado (28), depois de um adiamento de seis semanas para combater o grupo radical islâmico Boko Haram, que aterroriza sobretudo o Norte do país
27_Nigeria_2014_0270100078.jpg
Cerca de 68,8 milhões de nigerianos são chamados às urnas para as eleições presidenciais e legislativas, enquanto os governadores dos estados e os parlamentos locais serão escolhidos em 11 de abril.

Os candidatos à chefia do Estado são 14. Entre eles há, pela primeira vez, uma mulher, mas a disputa acirrada envolve o atual presidente Goodluck Jonathan e o ex-general Muhammadu Buhari, que dirigiu a Nigéria à frente de uma junta militar de 1983 a 1985.

Jonathan, de 57 anos, um cristão do Sul, da etnia ijaw, tem sido muito criticado pela incapacidade de conter a atuação do Boko Haram que, em seis anos, causou cerca de 13 mil mortos.

A segurança das eleições é motivo de preocupação. O Boko Haram, que considera a democracia e o governo secular uma forma de “paganismo”, prometeu impedir a votação de sábado.

Segundo o Ministério do Interior, o presidente determinou o fechamento das fronteiras marítimas e terrestres até sábado “para permitir o desenrolar pacífico das eleições”.

Ainda que nas últimas semanas tenha perdido a maioria das localidades que ocupava no Nordeste, sob pressão de uma força que juntou os exércitos da Nigéria, do Chade, de Camarões e do Níger, o grupo aliado dos jihadistas do Estado Islâmico continua a ser um risco.

Nnamdi Obasi, especialista do Centro de Reflexão International Crisis Group, considera que os combatentes do Boko Haram “talvez não sejam capazes de tomar novos territórios, mas podem enviar suicidas para locais públicos, como as assembleias de voto”.

“Em numerosas áreas do estado de Borno”, de onde é originário o grupo fundamentalista, “a situação continua a ser precária em termos de segurança e os deslocados” não poderão “participar da votação”, enquanto em outras “as eleições vão se realizar, mas em uma atmosfera de preocupação”, adianta Obasi.

Há ainda o temor da violência política pós-eleitoral, depois das presidenciais de 2011 terem custado a vida a cerca de mil nigerianos.

As Nações Unidas avisaram que será responsabilizado quem contestar os resultados eleitorais pela violência.

A posse do novo presidente da Nigéria está marcada para 29 de maio. Ore por esse processo eleitoral, para que o país volte a ver a paz.
FonteAgência Brasil

Comentários