Oriente Médio tem mais de 12 milhões de crianças não escolarizadas

15 abr 2015IRAQUE

Mais de 12 milhões de crianças estão fora da escola no Oriente Médio, alertou hoje (15) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O número não inclui as crianças obrigadas a deixar a escola por causa da guerra na Síria e no Iraque. Com essas, o número de crianças não escolarizadas atinge 15 milhões
15_OrienteMedio_0380100812
O estudo, do Unicef e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apresentado em Beirute, destaca os "recursos consideráveis e o capital político" consagrados à educação no Oriente Médio durante a última década e mostra que o número de crianças não escolarizadas nas escolas primárias diminuiu, em alguns casos para metade. "Mas, nos últimos anos, não foi registrado qualquer progresso", alerta.
Na escola primária existem 4,3 milhões de crianças não escolarizadas e no ensino secundário, 2,9 milhões. Além dessas, 5,1 milhões de crianças não frequentam o pré-primário, o que eleva para 12,3 milhões o número de crianças não escolarizadas, de acordo com o relatório.
Esse número representa cerca de 15% das crianças do Oriente Médio em idade escolar ou pré-escolar, na escola primária ou secundária.
O relatório revela que um estudo feito em nove países da região aponta uma série de razões pelas quais essas crianças são privadas de frequentar a escola, sendo a pobreza uma das principais.
Em vários casos, as famílias não podem pagar os custos da escolarização, principalmente de livros e uniformes. Algumas encaminham os filhos para o trabalho por razões financeiras.

A Portas Abertas conhece diversas famílias de cristãos que, por causa da perseguição, não podem enviar seus filhos à escola. Os motivos podem ser vários: muitos pais são demitidos de seus empregos por serem cristãos, ficando sem condições financeiras de custear a escolarização dos filhos; muitas crianças cristãs são hostilizadas na escola por sua fé e, por isso, acabam deixando de frequentar. Além disso, muitos dos meninos e meninas desabrigados por causa da guerra na Síria e no Iraque são cristãos e estão privados de suas casas e escolaridade. Ore por eles!
FonteAgência Brasil

Comentários