Tanzânia considera estabelecer tribunais islâmicos

08 abr 2015TANZÂNIA

A Tanzânia irá rever a sua decisão de tentar introduzir tribunais "Kadhi" (islâmicos) em seu sistema jurídico, segundo anunciou o primeiro-ministro em 31 de março depois de discussões no Parlamento
08_Tanzania_Reuters
Tribunais "Kadhi" permitiriam que muçulmanos impusessem o casamento, divórcio, herança e direitos familiares em suas comunidades de acordo com a crença islâmica, e seus vereditos seriam reconhecidos oficialmente pelos tribunais do país.

O presidente da Tanzânia, o muçulmano Jakaya Kikwete, disse que os tribunais "Kadhi" iriam julgar apenas questões islâmicas específicas; não receberiam nenhum financiamento do Estado; e os tribunais seculares permaneceriam superiores a eles. No entanto, alguns líderes cristãos dizem que tal medida prejudicaria o estado secular do país.

As tensões entre muçulmanos e cristãos têm aumentado frente a um referendo constitucional previsto para o final de abril, disse Kikwete, que alertou contra a intervenção de líderes religiosos na política, dizendo que isto poderia estimular a violência.

A população da Tanzânia é de 45 milhões, dividida igualmente entre muçulmanos e cristãos. O país está na 33ª posição da Classificação da Perseguição Religiosa.
FonteReuters, Daily News
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários