Como posso ajudar um cristão perseguido que conheci pela internet?

28 mai 2015BRASIL

Ajudar a Igreja Perseguida é o desejo de muitos cristãos brasileiros. Porém, isso deve ser feito de uma maneira segura
28_Brasil_0430100534
Talita* checava o seu perfil no Facebook quando se deparou com uma pessoa desconhecida que lhe pedia para ser adicionada ao seu grupo de amigos na rede social. Ela achou interessante e começou a trocar mensagens com a pessoa.
Esse indivíduo, que se apresentou com o nome de Ahmed, dizia ser da Arábia Saudita, e Talita logo compartilhou sobre Jesus e o evangelho com ele. Ahmed se mostrou interessado e disse que não tinha contato com cristãos, mas que gostaria muito de poder ir a uma igreja. Quando Talita lhe disse que havia cristãos na Arábia Saudita, Ahmed não acreditou. Para convencê-lo, ela falou com ele sobre o ministério da Portas Abertas.
O rapaz (Talita logo descobriu que ele tem 27 anos de idade) ficou bastante animado e perguntava se Talita poderia lhe informar o endereço de alguma igreja na Arábia Saudita, para que ele pudesse ir ao culto. Como ela não possuía tal informação, entrou em contato com a Portas Abertas Brasil, pedindo o contato de algum cristão ou igreja para passar ao Ahmed.
Perfis falsos 
Esse relato pode parecer singular, mas acontece com mais frequência do que se pode imaginar. O escritório da Portas Abertas Brasil recebe todo mês alguns e-mails que relatam histórias parecidas com a da Talita.
Infelizmente, nem todas as pessoas nas redes sociais são quem dizem ser. Alguns parceiros foram enganados por pessoas que se diziam cristãos perseguidos, os quais pediam ajuda para comprar passagens aéreas e fugir do país. No fim, não passavam de hackers que invadiram os e-mails e perfis desses parceiros nas redes sociais na tentativa de obter acesso à sua conta bancária.
É verdade que não se pode saber quem está mentindo ou dizendo a verdade na internet. Assim, siga a sábia orientação de Salomão em Provérbios 14.15: "O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa". A cautela e a prudência são louvadas na Palavra de Deus, mostrando que agir com cuidado não significa ser insensível nem ter pouca fé.
Seja cauteloso ao usar as redes sociais
  • Não compartilhe imediatamente qualquer informação, seja na internet, seja no celular. Verifique primeiro se ela é procedente, pesquisando o assunto na internet ou entrando em contato conosco.
  • Ao ser abordado por alguém que diz precisar de ajuda, use o bom senso. Não se deixe levar pela emoção. Pergunte como a pessoa chegou até você, verifique se o tipo de ajuda que ela quer é lícito ou ilícito.
  • Jamais exponha seus dados na internet. Seu e-mail, número de telefone e até o número da sua conta no banco são informações preciosas que, se caírem em mãos erradas, podem lhe trazer muitos problemas.
Ore!A oração é sempre mais eficaz que qualquer outra ajuda. Se alguém pedir sua ajuda, ore primeiro, pedindo discernimento do Espírito Santo sobre como proceder.
*O nome verdadeiro foi alterado para preservar a identidade da pessoa.
FonteRevista Portas Abertas Brasil

Comentários