Estado Islâmico assume controle de metade da Síria

21 mai 2015SÍRIA

Combatentes tomaram Palmira, no deserto sírio, cidade considerada Patrimônio da Humanidade pela ONU, assumindo o poder em mais de 50% do território do país
21_Siria_0260010112
O grupo radical Estado Islâmico tomou nesta quinta-feira (21) o controle pleno de Palmira, no deserto sírio, colocando o patrimônio mundial na antiga cidade em risco de destruição, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Com a conquista de Palmira, o grupo passa a controlar mais de metade da Síria. Ainda de acordo com o OSDH, os jihadistas dominam uma área de 95 mil quilômetros quadrados, pouco mais de 50% do território total do país. Homs e Deir al-Zour, duas cidades disputadas pelos extremistas e forças leais a Assad, podem ser os próximos alvos.
A cidade de Palmira tem uma importância estratégica, pois serve de ligação entre a província síria de Deir Al Zur, um dos redutos do Estado Islâmico, e o Iraque, nos arredores de Damasco. As ruínas de Palmira estão na lista do Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco).
A entidade condenou a destruição do sítio arqueológico de Palmira, dizendo que seria uma "enorme perda para a humanidade".

"Palmira é um extraordinário patrimônio da humanidade no deserto e qualquer destruição ocorrida em Palmira seria não apenas um crime de guerra, mas também uma enorme perda para a humanidade", disse Irina Bokova, diretora da organização.
Leia tambémCristãos em Hassaka, na Síria, estão ilhados pela guerra
Guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas
A Síria precisa das suas orações
FonteRevista Brasileiros e Agência Brasil

Comentários